amazon 1

Prefeitura promove encontro PRÓ-Sistema de Avaliação da Educação Básica para educadores

Por Érica Marinho em 19/08/2021 às 16:11:26

Aulões, simulados, videoaulas são algumas das ações que a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), apresentou nesta quarta-feira, 18/8, durante o encontro "PRÓ-Sistema de Avaliação da Educação BĂĄsica (Saeb)" para os educadores da rede municipal de ensino. O evento ocorreu pelo YouTube, no canal da "Semed Educação Manaus", e contou com a participação de mais de 600 profissionais, entre professores, pedagogos, assessores e gestores escolares.


O objetivo foi fortalecer as ações da Secretaria para a realização do Sistema de Avaliação da Educação BĂĄsica (Saeb) 2021 e apresentar os resultados da primeira Avaliação da Desempenho dos Estudantes (ADE), que aconteceu em junho para os alunos do 2Âș ao 9Âș ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) 3ÂȘ e 4ÂȘ fase.


O secretĂĄrio municipal de Educação, Pauderney Avelino, participou da live e destacou a confiança que o prefeito de Manaus, David Almeida, tem na competĂȘncia dos professores da rede municipal de ensino.


"O prefeito David e eu estamos muitos preocupados com a educação, mas nós confiamos e acreditamos muito na competĂȘncia de todos os professores da Semed. Toda nossa equipe leva muito em consideração todas as dificuldades que passamos desde o ano passado, por isso que fazemos tudo para reduzir todos esses danos, por isso trabalhamos para levar um pouco mais de conforto e de uma forma que a gente consiga alcançar um resultado satisfatório", esclareceu o titular da pasta.




Para o subsecretĂĄrio de Gestão Educacional, Carlos Guedelha, a preparação para o Saeb envolve vĂĄrias ações, estratégias, além de uma autoavaliação para alcançar bons resultados. "Precisamos fazer uma autoavaliação sobre o que temos feito e intensificando o que precisamos fazer. Que estratégias, ações são necessĂĄrias para alcançar bons resultados. Esse tipo de encontro proporciona uma reflexão sobre o nosso trabalho, e assim a gente possa seguir com mais firmeza nos nossos objetivos", mencionou Guedelha.


Ações


Para alcançar bons resultados no Saeb, a Semed jĂĄ utiliza a plataforma digital "Super Ensino", que dispõe de vĂĄrios exercĂ­cios, videoaulas, aulas contextualizada com temas regionais e habilidades de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, os alunos do 5Âș e 9Âș ano jĂĄ iniciaram "Aulão Pró-Saeb" ao vivo no próprio canal do YouTube da Super Ensino. Os alunos também farão simulados Pró-Saeb, que iniciam no fim do mĂȘs de agosto e mais dois em setembro e outubro.


De acordo com a chefe da Divisão do Ensino Fundamental (DEF), Marivalda Melo, todas as atividades foram pensadas por toda equipe da Semed e devem ser utilizadas pelos alunos e professores.


"Pensando nessa defasagem que sofremos desde 2020, foi que a DEF preparou um material especĂ­fico que estĂĄ na plataforma da Super Ensino, é um material de reforço com conteĂșdos que não foram trabalhados no ano passado. Todo material estĂĄ disponĂ­vel para que os alunos e professores utilizem. Toda a Semed tem se empenhado para que a aprendizagem continue mesmo à distância, mas precisamos da colaboração de todos", disse Marinalva.


ADE


Por conta das aulas de forma remota, a participação dos alunos na avaliação foi de 70,04%, ausentes 26,18%, abandono 0,16% e transferido 3,62%. O desempenho das turmas dos anos iniciais foi de 73,88% em lĂ­ngua portuguesa e 74,15% em matemĂĄtica no 2Âș ano, no 3Âș ano, foi de 72,29% em lĂ­ngua portuguesa e 59,59 em matemĂĄtica, no 4Âș ano, 42% em lĂ­ngua portuguesa e 45,22% em matemĂĄtica e, nos 5Âș anos, os alunos alcançaram 47,83% em lĂ­ngua portuguesa e 45,36% em matemĂĄtica.


JĂĄ nos anos finais, que correspondem aos 6Âș, 7Âș, 8Âș e 9Âș ano, o desempenho na lĂ­ngua portuguesa ficou 47,35% para o 6Âș ano, 53,09% para o 7Âș ano, 52,91% para o 8Âș e 64,78% para o 9Âș. Em matemĂĄtica, a média foi de 41,1% para o 6Âș ano, 37,15% para o 7Âș, 34,44% para o 8Âș e 35,22% para o 9Âș ano.


No EJA, 3ÂȘ e 4ÂȘ fases alcançaram 54,5% e 55,67%, em portuguĂȘs, consecutivamente, e, em matemĂĄtica, a 3ÂȘ fase ficou com 66,08%, a 4ÂȘ fase, com 49,41%.


De acordo com a assessora da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed, Nataliana Paiva, os resultados da avaliação mostram o quanto é necessĂĄrio que as aulas voltem a ser presenciais.


"Tivemos um leve declĂ­nio daquilo que a gente vem apresentando durante todos esses anos, e isso jĂĄ é um reflexo da própria pandemia de como os nossos alunos precisam da gente e de como nós precisamos deles e do esforço que todos vamos precisar fazer para recuperar os resultados que jĂĄ tĂ­nhamos alcançado", informou a educadora.


Texto - Érica Marinho/Semed

Fotos - Cleomir Santos/Semed

Fonte: Semed

Comunicar erro
AMAZON 2

ComentĂĄrios

AMAZON 3