amazon 1

Polícias Civil e Militar apreendem 43 quelônios no município de Juruá

Quatro pessoas foram detidas por crime ambiental

Por Divulgação em 19/07/2021 às 14:21:35

As equipes da 70ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Juruá (distante 674 quilômetros da capital), com o apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e da Guarda Civil Municipal daquela localidade, aprenderam na sexta-feira (16/07), por volta das 19h30, 43 quelônios de espécies distintas e oito redes de arrastão para captura dos mesmos, em uma praia do município e também em uma embarcação que estava a caminho de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus). Quatro pessoas foram detidas por crime ambiental.


De acordo com o investigador de polícia Kedson Lira, gestor da unidade policial, as equipes estavam em diligências pelos locais mencionados para realizar um trabalho de prevenção desses crimes, porém, durante a ação, os policiais encontraram em uma praia oito redes de arrastão do tipo "capa saco" e três capas que são usadas exclusivamente para a captura de quelônios.


"Em continuidade aos trabalhos, foi abordada uma embarcação que havia saído da sede de Juruá, ocasião em que foram localizados 43 quelônios de espécies como Anori, Iaçá, Tartaruga, Tracajá e Zé Prego. Alguns animais estavam embalados com papelão e fita adesiva para que não se mexessem, e eram transportados dentro de malas, sacos e até em caixas térmicas de isopor, que estavam na cozinha do barco", explicou o gestor.


Procedimentos – Os quelônios foram devolvidos ao habitat natural, diante das condições em que se encontravam. Os infratores foram conduzidos à 70ª DIP para os procedimentos legais. Eles também foram multados e indiciados por crime ambiental, e responderão ao processo em liberdade.


FOTO E VÍDEO: Divulgação/PC-AM

Fonte: Polícia Civil do Amazonas

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3