amazon 1

Vereadores acompanham balanço do segundo mutirão de vacinação contra covid-19, em Manaus

Por Saulo Viégas/Naine Carvalho em 05/07/2021 às 17:30:06

Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) acompanharam balanço da intensificação da vacinação contra covid-19, nesta quinta-feira (01/7), na capital. A comitiva de parlamentares foi liderada pelo líder do governo municipal, na Câmara, Marcelo Serafim (PSB), e pelo vice-presidente da Casa Legislativa, Wallace Oliveira (Pros). Marcelo Serafim destacou a ação positiva da imunização, realizada durante 36 horas entre terça-feira (29/6) e quarta-feira (30/6).


"Mais uma vez um sucesso total. Muito em breve, provavelmente, até o final de julho nós teremos todas as faixas etárias liberadas. Isso, obviamente, representa um enorme avanço no combate a pandemia. A gente, muito em breve, no mês de julho, teremos um milhão de primeiras doses aplicadas na cidade de Manaus. E isso freia, totalmente, a transmissão do coronavírus e, consequentemente, nos tira a perspectiva de enfrentar uma terceira onda", avaliou.


A intensificação de imunização alcançou cerca de 90 mil pessoas, com 27 anos e mais, e contou com o envolvimento de 254 equipes, formadas por 2 mil servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a maioria vacinadores. O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou a nova etapa de vacinação contra a covid-19 para contemplar pessoas a partir de 26 anos. O chefe do executivo municipal explicou que, a nova faixa etária vai receber doses remanescentes das últimas campanhas de intensificação vacinal realizadas pela pasta de saúde, além dos imunizantes das novas remessas, enviadas à prefeitura pelo governo federal, no começo desta semana. "Faço um convite para que todas as pessoas que estão nessa faixa etária procurem os nossos pontos de vacinação e recebam a sua imunização. Lembrando que Manaus é a segunda cidade do Brasil que está vacinando a menor faixa etária. Nós avançamos muito nas últimas três semanas. Estamos trabalhando para que a cada semana possamos diminuir a faixa etária de vacinação, até chegarmos a toda a população vacinável, acima de 18 anos, imunizada", enfatizou Almeida.


De acordo com a Secretária Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, a nova etapa da campanha inicia nesta sexta-feira (02/7). "Todos os nossos oito postos, que a população já conhece, funcionarão no seu horário normal das 9 às 16 horas. A gente gostaria de chegar mais perto do cidadão, então a gente quer contemplar também aquela parte do Centro, aonde muita gente vai a pé. Tão logo, a gente faça a visita técnica, voltamos a confirmar novos postos", completou.


O presidente da Comissão de Saúde da Câmara (Comsau), vereador doutor Daniel Vasconcelos (PSC), fez um apelo para a população que ainda não tomou a vacina. "Acompanhamos de perto o mutirão, acompanhei de perto. Visitei pessoalmente várias unidades de saúde, conversei com profissionais e usuários do sistema de saúde. Mais de 88 mil pessoas vacinadas (88.535 mil doses aplicadas) é um número significativo para a gente poder controlar a pandemia. Você que tem 26 anos ou mais exerça o seu direito de vacinar. Vá até o posto de vacinação, imunize-se", finalizou.


A capital amazonense já aplicou 97% do total de vacinas recebidas por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI).



Texto: Saulo Viégas/Naine Carvalho – Dircom/CMM

Foto: João Soares – Dircom/CMM

Fonte: Dircom/CMM

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3