AMAZON

Prefeitura de Manaus estende vacinação contra a Covid-19 a pais de filhos com deficiência permanente dos 49 aos 54 anos

Por Sandra Monteiro em 04/06/2021 às 20:19:13

A partir deste s√°bado, 5/6, a Prefeitura de Manaus estende a vacina√ß√£o de pais de filhos com defici√™ncia permanente (PcD) para a faixa de 49 a 54 anos de idade. O atendimento a essas pessoas seguir√° no posto de vacina√ß√£o do Centro de Conviv√™ncia da Família Padre Pedro Vignola, na zona Norte. Ser√° necess√°rio apresentar documento de identidade original, com foto, CPF, certid√£o de nascimento do filho e laudo médico que comprove a defici√™ncia do filho. O hor√°rio de funcionamento do posto é das 9h às 16h.


A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) come√ßou a imuniza√ß√£o desse público na última quarta-feira, 2/6, com os pais na faixa de 55 a 59 anos. A secret√°ria titular da Semsa, Sh√°dia Fraxe, destaca que a coordena√ß√£o da campanha de vacina√ß√£o contra a Covid-19 em Manaus vem fazendo o acompanhamento permanente das doses recebidas e equacionando da melhor forma, a fim de assegurar o alcance dessa imuniza√ß√£o.


"Nossa equipe tem o controle das doses recebidas e das j√° utilizadas, seguindo a orienta√ß√£o do prefeito David Almeida. Até hoje j√° foram aplicadas 722.345 doses, sendo 430.503 primeiras doses e 291.842 segundas doses. Com base no que temos, podemos fazer remanejamentos, a fim de vacinar o maior número possível de pessoas", explica.



Outros grupos


Também neste s√°bado, a Semsa come√ßa a vacinar os trabalhadores do transporte coletivo rodovi√°rio e caminhoneiros. Para receber a vacina, os motoristas, cobradores e administradores de linhas, que integram o primeiro grupo, dever√£o apresentar documento de identifica√ß√£o original com foto, CPF e contracheque ou carteira de trabalho assinada que comprove o vínculo empregatício (original e cópia). Os caminhoneiros precisar√£o apresentar a Carteira Nacional de Habilita√ß√£o nas categorias D ou E, sendo original e cópia.


Na segunda-feira, 7/6, ser√° a vez da popula√ß√£o privada de liberdade e dos funcion√°rios do sistema de priva√ß√£o de liberdade (policiais penais e demais funcion√°rios, com exce√ß√£o dos trabalhadores de saúde).


Além disso, a Semsa segue vacinando os remanescentes dos grupos priorit√°rios elencados no Plano Nacional de Operacionaliza√ß√£o da Vacina√ß√£o contra a Covid-19, que s√£o os trabalhadores da Saúde, idosos de 60 anos e mais, pessoas de 60 anos e mais vivendo em institui√ß√Ķes de assist√™ncia, pessoas com defici√™ncia vivendo em institui√ß√Ķes de assist√™ncia, ribeirinhos, quilombolas, Pessoas com Defici√™ncia Permanente grave (PcD), pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, trabalhadores da Educa√ß√£o, pessoas em situa√ß√£o de rua, for√ßas de Seguran√ßa e Salvamento, trabalhadores do transporte aéreo e trabalhadores aeroportu√°rios.


Sh√°dia Fraxe refor√ßa a import√Ęncia do cadastramento na plataforma Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br) a fim de dar celeridade ao atendimento no ponto de vacina√ß√£o, evitando aglomera√ß√Ķes, uma vez que o sistema realiza o agendamento para hor√°rios e locais de acordo com o endere√ßo residencial informado no cadastro, para que n√£o haja grande concentra√ß√£o de pessoas em cada ponto.



Pontos de vacinação


A Semsa alerta que dois pontos de vacina√ß√£o n√£o est√£o disponíveis para a popula√ß√£o geral. O que funciona no Centro de Conviv√™ncia da Família Padre Pedro Vignola, na zona Norte, est√° atendendo exclusivamente os remanescentes dos grupos de idosos, pessoas com defici√™ncia permanente, com comorbidades, gestantes e puérperas, trabalhadores da educa√ß√£o, além dos pais de crian√ßas com defici√™ncia permanente.


No posto da Escola de Enfermagem de Manaus, na zona Sul, ser√£o atendidos apenas os remanescentes dos grupos de trabalhadores da saúde, além das for√ßas de seguran√ßa e For√ßas Armadas.



Pontos de vacinação



Zona Norte

Estacionamento do supermercado Coema

Avenida Torquato Tapajós, n¬ļ 5.890, no Novo Israel



Zonas Sul e Centro-Sul

Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Avenida Silves, 2.222, Crespo



Universidade Paulista – Unip

Avenida M√°rio Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro



Zona Leste

Clube do Trabalhador do Sesi/AM

Avenida Cosme Ferreira, 7.399, S√£o José 1



Zona Oeste

Balne√°rio do Sesc/AM

Avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto



Centro de Conven√ß√Ķes de Manaus – sambódromo

Avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro



Texto – Sandra Monteiro / Semsa

Foto – Jo√£o Viana / Arquivo Semcom

Fonte: Semsa

Comunicar erro
AMAZON 2

Coment√°rios

AMAZON 3