amazon 1

Para Guedes, dados de emprego indicam retomada da economia

Por Raimundo Bezerra em 16/03/2021 às 13:47:50


Ele informou ainda que, possivelmente, será anunciado um recorde de arrecadação pela Receita Federal nos próximos dias O ministro da Economia, Paulo Guedes, viu o resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de janeiro, com a criação de 260,3 mil vagas formais, como uma indicação de retomada da economia brasileira.

Ele informou ainda que, possivelmente, será anunciado um recorde de arrecadação pela Receita Federal nos próximos dias. E destacou que o IBC-Br divulgado ontem, uma alta de 1,04% de janeiro, foi o dobro do esperado.

Os três dados indicam que a economia brasileira está decolando de novo, afirmou o ministro. “Vamos vacinar e vamos trabalhar também”, disse.

Guedes frisou que o Brasil terminou 2020 com uma criação líquida de empregos, “ao contrário das recessões anteriores”. Alegou que o BEm, programa de redução de jornada e salário, foi bem formulado e preservou 11 milhões de empregos.

O desemprego foi forte entre os “invisíveis”, por isso o governo fez uso do auxílio emergencial.

Estes se encontram sem condições de trabalho, na ausência da vacinação. O ministro afirmou que é preciso garantir o retorno seguro. “A mensagem que eu queria deixar é: vamos vacinar!”

Guedes reforçou que o governo vai renovar o BEm e que está “estudando o seguro-emprego", disse. O programa está pronto para ser relançado, informou. “Já estamos analisando com presidente [Bolsonaro] e os presidentes da Câmara e do Senado”, acrescentou. A ideia, disse, é lançar o programa o mais rápido possível.

O seguro-emprego é uma reformulação do seguro-desemprego, segundo explicou.

Guedes voltou a dizer que, em vez de pagar R$ 1.100,00 durante cinco meses para uma pessoa que perdeu o emprego, prefere pagar R$ 500,00 por onze meses para a pessoa seguir empregada, sem dar mais detalhes.

Também será relançado o Pronampe. O Senado analisa um projeto de lei que torne o programa permanente.

Paulo Guedes

Pablo Jacob/Agência O Globo

Fonte: VALOR ECONOMICO

Tags:   Valor
Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3