amazon 1

Associação de juízes federais rebate críticas feitas por Gilmar Mendes no julgamento de Moro

Por Raimundo Bezerra em 10/03/2021 às 15:00:59

"-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/REC-html40/loose.dtd">


Ministro do STF afirmou que a Justiça Federal vivia uma "imensa crise" e que a discussão sobre os erros da Lava-Jato deveria ser vista como uma oportunidade para uma reformulação do sistema no país

Fellipe Sampaio /SCO/STF

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) rebateu, nesta quarta-feira, as críticas feitas pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante o julgamento sobre a suspeição do ex-juiz Sergio Moro.

Na véspera, Gilmar afirmou que a Justiça Federal vivia uma "imensa crise" e que a discussão sobre os erros da Lava-Jato deveria ser vista como uma oportunidade para uma reformulação do sistema no país.

O ministro também citou a 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, que tem como juiz Marcelo Bretas, e disse "não entender como esse escândalo não veio à tona".

Em nota, a Ajufe afirmou que reiterava "seu compromisso com a defesa intransigente da independência judicial e do livre convencimento dos magistrados em todas as suas decisões" e que "eventuais equívocos ocorridos durante a tramitação de qualquer processo judicial podem ser resolvidos por meio do sistema recursal vigente".

"É inadmissível que a instituição Justiça Federal seja atacada de forma genérica e agressiva por qualquer pessoa, sobretudo por um ministro do Supremo Tribunal Federal em uma sessão de julgamento da Corte. Nosso trabalho é reconhecido e respeitado por toda a sociedade brasileira pela seriedade, eficiência e correção", diz o texto.

A Ajufe também disse não concordar "com ilações desprovidas de qualquer elemento de prova contra juízes federais que atuam em outros processos". "Desferir críticas infundadas somente afrontam o equilíbrio das instituições e atentam contra a segurança jurídica."

Fonte: VALOR ECONOMICO

Tags:   Valor
Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3