amazon 1

Bolsas de NY fecham em alta, mesmo com avanços nos juros dos Treasuries

Por Raimundo Bezerra em 05/03/2021 às 20:00:49

"-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/REC-html40/loose.dtd">


O Dow Jones fechou em alta de 1,85%, o S&P 500 avançou 1,95% e o Nasdaq subiu 1,55% na sessão desta sexta (5) Os índices acionários de Nova York fecharam em alta nesta sexta-feira (5), após oscilarem bruscamente ao longo da sessão, com os investidores tentando avaliar a perspectiva mais forte de recuperação da economia americana contra o avanço dos rendimentos dos títulos do Tesouro americano (Treasuries).

O Dow Jones fechou em alta de 1,85%, a 31.496,30 pontos, e o S&P 500 avançou 1,95%, a 3.841,94 pontos, com ambos os índices conseguindo apagar as perdas da semana. Já o Nasdaq subiu 1,55% na sessão, mas ainda anotou perdas de 2,06% na semana, após as quedas causadas pela alta nos rendimentos dos Treasuries.

O Nasdaq oscilou mais de 500 pontos entre a máxima e a mínima intradiárias, chegando a operar em queda de mais de 2,5% no começo da sessão, depois que o juro do Treasury de dez anos disparou, com a divulgação de dados melhores do que o esperado do mercado de trabalho americano (o chamado "payroll").

O yield da T-note de dez anos chegou a tocar a máxima intradiária de 1,625% após a divulgação dos dados de emprego nos EUA, mas moderou os ganhos ao longo da tarde e fechou em alta a 1,56%, de 1,54% do fechamento anterior. Ainda assim, o yield de dez anos anota com isso alta de doze pontos-base na semana.

O relatório do "payroll", divulgado mais cedo pelo Departamento do Trabalho dos EUA, indicou que o país criou 379 mil vagas em fevereiro, superando significativamente as expectativas de economistas ouvidos pelo The Wall Street Journal, que esperavam a criação de 210 mil postos de trabalho.

Os rendimentos dos Treasuries dispararam logo após a divulgação dos dados, com a aparente melhora do mercado de trabalho reforçando as expectativas de inflação, que vêm pressionando os preços dos papéis soberanos e impulsionando os yields nas últimas semanas.

As ações de tecnologia, que têm sido algumas das mais penalizadas pela alta dos yields, fecharam em alta de 1,97% no S&P 500, mas ainda encerraram a semana com perdas de 1,36%.

Os comentários feitos ontem pelo presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, também não ajudaram a acalmar os investidores mais receosos com a alta dos yields. Falando em um evento organizado pelo The Wall Street Journal, Powell se recusou a falar sobre níveis específicos para os rendimentos dos Treasuries, mas disse que a forte alta das últimas semanas "foi notável e chamou a minha atenção".

O banqueiro central disse que uma alta desordenada dos juros dos Treasuries seria preocupante, mas sugeriu que ainda não vê um impacto significativo sobre as condições financeiras, reiterando também que espera que uma eventual alta da inflação será transitória.

05/03/2021 19:24:19

Fonte: VALOR ECONOMICO

Tags:   Valor
Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3