amazon 1

Carga de energia pode ter alta de 2,7% em novembro na comparação anual

Por Raimundo Bezerra em 30/10/2020 às 20:20:31


De acordo com o ONS, aumento reflete a recuperação das atividades econômicas com o relaxamento das medidas de isolamento social adotadas durante a pandemia O consumo de energia deve crescer 2,7% em novembro na comparação com o mesmo mês do ano passado, aponta o boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

De acordo com o órgão, o aumento reflete a recuperação das atividades econômicas com o relaxamento das medidas de isolamento social adotadas durante a pandemia. A maior queda mensal no consumo nacional de energia elétrica foi registrada em abril, quando a carga nacional mensal chegou a ser 11,6% menor na comparação anual.

O maior aumento no mês deve vir da região Norte com uma alta de 7,4%, totalizando uma carga de 6.185 MW médios. Para o Sudeste/Centro-Oeste estão previstos um aumento de 2,7% e consumo de 40.735 MW médios, enquanto o Sul deve avançar 1,9%, com 12.215 MW médios. Já o Nordeste terá a menor alta entre os subsistemas, com 1,4% e 11.906 MW médios.

Térmicas

O ONS foi autorizado pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que reúne diversos representantes do setor, a despachar térmicas fora da ordem de mérito (com custo de geração maior). O objetivo é preservar os reservatórios das hidrelétricas que atendem ao sistema interligado nacional (SIN).

O despacho térmico para a semana de 31 de outubro a 6 de novembro terá emissão total de 10.282 MW médios, sendo a maior parte direcionado para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste com 6.296 MW médios.

Fonte: VALOR ECONOMICO

Tags:   Valor
Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3